O projetoVC SK 105 Patagón é a utilização do chassi do carro austriaco Steyr SK-105, com a utilização da torre do AMX-13 que será retirado de serviço. O Exército Argentino possui cerca de 118 carros SK-105 e 105 AMX-13.
O Exército Argentino adquiriu cerca de 40 chassis do SK-105 Kürassier, somente as peças sem estarem montadas (sistema CKD, mais os motores e transmissões similares aos veículos em uso pelo Exército Argentino. Serão montados na "Base Apoyo Logístico Comodoro Rivadavia.
O armamento previsto será a reutilização da torre FL-12, com canhão de 105 mm,, empregada no AMX-13, que serão retirados de serviço.
Também é prevista uma repotenciação dos veículos SK-105 em uso pelo Exército Argentino no período 2005-09. A execução seá responsabilidade do pessoal do Exército, que trabalhará nos sistemas: de rolamento, elétrico, hidráulico, motor, trasmissão e freios.
A empresa austríaca Steyr foi escolhida para supervisionar o programa de modernização. O que parece lógico, já que é fabricante do veículo e mantém um bom vínculo com as Forças Armadas Argentinas, há 27 anos.
O protótipo foi modernizado durante o bimestre outubro-novembro, consistiu na montagem do primeiro chassi e a montagem da torre do AMX-13. Foi realizado nas instalações do Batallón de Arsenales, na localidade de Boulogne, próxima a Buenos Aires.
Após o ambicioso programa doTanque Argentino Mediano (TAM), as Forças Armnadas Argentinas retomam a produção em veículos blindados.
Defesa @ Net
No hay comentarios:
Publicar un comentario